Na terça feira passada 16 de maio, o segundo grupo do PIBID foi ao colégio Manuel Marinho, para continuar as atividades com as outras turmas.
Os alunos, Lucas, Stéphanie, Arlethe, Jeane e Mary ellen, foram a turma 3005, onde foram apresentados pelos professor. O Lucas continuou a apresentação onde falou com eles sobre um "contrato didático" , onde era para os alunos nos tratarem com educação como eles tratam o professor e esse contrato seria mútuo.
Fizemos uma atividade de apresentação onde cada integrante se apresentava e falava o nome, idade, uma coisa que gostava e outra que não gostava, e assim os alunos da turma fariam a mesma coisa, só para eles ficarem mais confortáveis com a nossa presença. O mais interessante dessa atividade era que se nós falássemos alguma coisa da qual gostava ou não, sempre tínhamos resposta da turma pois sempre tinha alguém que concordava, ou discordava.
Após essa quebra de gelo, pedimos que eles se separassem em 5 grupos para a aplicação do jogo Memória da Genética (para saber como cria o jogo Clique aqui). Os alunos foram muito receptivos quanto as atividades, surgiram duvidas na hora, pois o professor iria iniciar a matéria de co-dominância, recessividade, genótipo, fenótipo entre outros conceitos da genética, após o termino da atividade.
Os grupos adoraram a atividade faziam até festa quando conseguiam memorizar e achar a carta correspondente, durante o jogo as dúvidas que iam surgindo os integrantes do PIBID iam tirando e explicando de uma maneira que não déssemos as respostas.
O jogo durou aproximadamente uns 10 minutos, e logo em seguida o professor iniciou a nova matéria, e o mais interessante é que como aplicamos o jogo antes, quando o professor fazia pergunta os alunos sabiam responder e sem medo, ou seja, dando mais segurança para os alunos.
Durante a aula os alunos começaram abordar temas sobre Heterocromia (para saber mais desse assunto clique aqui), transplante de cabeça, doenças congênitas.
O PIBID afinal de contas é para iniciação a docência, mas ajuda também o entendimento dos alunos para com as matérias, pois talvez se não tivéssemos entrado naquela sala, os alunos poderiam ter ficado com duvidas sobre a matéria, e poderiam ter levado essas dúvidas para casa, isso é muito perigoso porque um aluno ir para casa com duvida, é prejudicial a ele mesmo, pois ele pode ter vergonha dos colegas de classe rir sobre a pergunta, e dessa maneira o PIBID proporciona tanto a aprendizagem dos nossos integrantes de 5º e 3 º período, como também aprendizagem dos alunos.
Esse dia foi um dia de aprendizagem para todos nós, e creio que os integrantes do grupo de segunda feira também sentiram o mesmo sentimento, de ter conseguido passar um pouco do conhecimento da matéria de genética para os alunos, e não tem nada melhor do que você ensinar uma pessoa e ela conseguir associar esse conhecimento com o que o professor estava abordando no momento.
- ACERVO DE IMAGENS
![]() |
Da esquerda para direita: Jeane, Arlethe, Mary ellen, Stéphanie e Lucas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário